Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Óculos Aviador e a moda militar



Moda e guerra podem parecer dois assuntos totalmente distintos, no entanto, estão mais ligados do que a maioria imagina. Muitas peças clássicas, como o trench coat e o óculos Aviador, foram criadas originalmente para serem usadas em combate. 

Óculos Aviador: na década de 1930, a Ray-Ban foi contratada pelo governo norte-americano com o papel de criar um modelo de óculos escuros especialmente para os pilotos da Força Aérea. E a missão não era tão simples: os oficiais precisavam de algo tão resistente quanto os óculos específicos para o voo, mas que não fosse tão grande e pesado. A marca seguiu as recomendações da Força Aérea e, em 1936, apresentou o modelo Aviador. E a peça não foi bem-sucedida apenas entre os pilotos, já que, mais de 50 anos após sua criação, é uma das preferidas de celebridades e fashionistas, ganhando o título de clássico da moda.


Estilo militar: o estilo ganhou as passarelas da temporada 2010/2011, com peças de ombros estruturados, coturnos e, claro, a tradicional estampa militar. E, como o próprio nome já denuncia, todas essas peças foram criadas para serem usadas em guerras e combates. Esse estilo marcou a estética dos anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, sofre reformulações, mas nunca cai totalmente de moda.

Também existe um significado simbólico por trás desses itens. A mulher que usa uma bota Frye ou um óculos aviador ganha um ar de irreverência, poder, força.

Fonte: Moda Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário