De acordo com especialistas, o sono desregulado pode afetar a saúde da visão, do corpo e da mente. Isso se dá, por causa da luz, que sincroniza o relógio biológico que responde por todas as funções do nosso organismo. É isso que explica, por exemplo, porque uma pessoa com catarata, opacificação do cristalino que torna a visão embaçada, tem mais propensão a entrar em depressão.
O bloqueio da entrada da luz até a retina no fundo dos olhos, faz o portador viver dias cinzentos de inverno, independente da estação do ano. Está comprovado que a baixa luminosidade nos países nórdicos durante o inverno aumenta a chance de surgir depressão. A boa saúde depende da sincronização de nosso relógio biológico com a claridade do sol e a escuridão noturna.
Por isso, pessoas que sofrem de insônia têm comprometimento das funções biológicas que são iniciadas na retina pela captação de luz.
Hormônios da noite
A produção de alguns hormônios é maior durante a noite em ambientes escuros. O horário em que ocorrem varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Este é o caso da melatonina e do hormônio do crescimento que têm função de regular o metabolismo. Só para se ter uma ideia da importância desses hormônios, a melatonina é um antioxidante duas vezes mais potente que a vitamina E. Por isso, protege os olhos das duas principais causas de cegueira - catarata e degeneração macular (perda da visão central) decorrentes do envelhecimento. Outros efeitos da melatonina sobre a saúde é a melhora da qualidade do sono, redução do risco de enfarte, combate ao estresse e aos micróbios.
Já o hormônio do crescimento (GH) contribui com a formação dos tecidos e estimula o sistema imunológico. Por isso, está associado à proteção contra o câncer. Protege todo o organismo, inclusive os olhos, de outras doenças infecciosas, como por exemplo, a conjuntivite.
A insônia eleva a produção do cortisol e adrenalina, hormônios que mantêm o estado de vigília.
O excesso de adrenalina aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, fatores de risco das doenças cardiovasculares. Já a maior produção de cortisol causa ganho de peso, glicemia e colesterol alto. Para os olhos, o maior perigo está no aumento do cortisol e do colesterol. Podem ocluir os vasos da retina e impedir que os nutrientes cheguem à membrana. Em logo prazo, esta alteração leva à degeneração da retina.
Para driblar efeitos Nocivos
Muitas pessoas afirmam que quando perdem o sono vão para o computador. É um erro, porque a luz do monitor aumenta a produção dos hormônios do estresse. Para prevenir doenças as dicas são: escurecer ao máximo o quarto antes de dormir para estimular a produção de melatonina que reduz o cortisol e adrenalina, evitar computadores e outros dispositivos eletrônicos no horário de dormir, Incluir na alimentação laticínios, nozes, gergelim e tofu que contém triptofano, precursor da melatonina, consumir semente de linhaça, peixes e frutos do mar ricos em ômega 3 que melhora a qualidade da lágrima, as funções cerebrais e o humor;praticar exercícios físicos diariamente, e aumentar o consumo de frutas cítricas ricas em vitamina C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário