Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como minimizar os arranhões das lentes dos seus óculos

Você finalmente achou os óculos que tanto procurava, aqueles que combinam com o seu formato de rosto e estilo mas de repente… eles arranharam. E agora? Calma, não se desespere! O seu caso tem solução, mas antes que você se anime demais devemos ser francos: apenas arranhões pequenos podem ser removidos em casa, os grandes talvez precisem de reparação profissional. 



Vidro ou plástico ?
O primeiro passo é identificar o material da lente. Ele pode ser de plástico (vidro orgânico) ou de vidro natural. As lentes de vidro são mais resistentes e mais difíceis de riscar. São recomendadas para quem sofre de ametropia grave e pessoas que utilizam lentes bifocais ou trifocais. Já as de plástico são recomendadas para atletas e crianças, pois são mais leves e confortáveis, e embora elas risquem com maior facilidade, as chances de lascarem são reduzidas. 

Confira se sua garantia está vigente 
Antes de tentar arrumar por conta própria o arranhão, veja se os seus óculos têm garantia. Muitas garantias incluem o conserto de arranhões, porém o benefício pode ser cancelado caso seja constatado que você piorou a situação ao tentar consertar os arranhões. Muitas vezes tentativas incorretas de arrumar podem até danificar as lentes de forma irreversível! Neste caso, certamente a garantia não iria atendê-lo. Para que isso não aconteça, confira nossas dicas para que você remova arranhões nos óculos com sucesso. 

Minimizando os danos 
A primeira dica é passar pasta de dente. Nela nós encontramos uma substância chamada diatomita, cujas propriedades facilitam o polimento de vidros e plásticos. O procedimento é bastante simples: primeiro você deve colocar uma quantidade pequena de pasta de dente     em um pano limpo, de preferência de algodão. Depois esfregar o pano com a pasta nos óculos por aproximadamente 20 segundos, até que a pasta vá desaparecendo. Faça movimentos  circulares e bem leves. Para finalizar, umedeça um pano com água e retire a pasta restante. Este tipo de procedimento funciona melhor nas lentes de vidro. Se os seu óculos têm lentes de acrílico, é melhor utilizar produtos específicos para a limpeza, como o “Autobrilho”, que podem ser encontrados em lojas especializadas. Para utilizá-los basta seguir as instruções contidas nas embalagens. Cera de carro também pode ser uma boa pedida. Umedeça uma flanela de algodão e faça o polimento das lentes (da mesma maneira que você faria se estivesse polindo um carro, mas com maior delicadeza). Depois, espalhe detergente comum e enxágue. Para secar utilize guardanapo de papel ou um pano de algodão. Jamais utilize papel toalha. Outra dica bacana é pulverizar um pouco de verniz de mobília sobre a lente. Você deve esfregar o verniz sobre a lente e fazer movimentos   circulares, dessa maneira você irá preencher os arranhões com uma película cerosa e sem cor. Esta técnica funciona melhor em lentes de plástico. Outro produto surpreendente que pode ajudar na remoção de riscos nos óculos é o giz de cera, especificamente o giz de cera preto. Você deve aplicar o giz nos dois lados da lente e imediatamente retirar com uma flanela limpa e macia. Depois disso é preciso fazer um     polimento com uma outra flanela limpa. Melhor do que remediar, é se prevenir. Tenha cuidado ao manusear os óculos e guarde-os sempre em um estojo apropriado. 

Um comentário: