Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A história dos óculos solares

As primeiras lentes escuras que se tem notícia foram inventadas na China, mas não tinham nada a ver com sol: a finalidade era medicinal – as lentes eram tingidas de chá para tratar conjutivite. Quem começou a usá-las realmente para filtrar os raios solares foi o famoso imperador Nero, no séc. I. Ele usava uma lente verde grande, grossa e pesada que defendia seus olhos da claridade solar enquanto assistia as lutas nas arenas romanas.

Foi só na Alemanha do sec XIII que apareceram os primeiros óculos de sol com 2 lentes. Ainda eram verdes, grossas e com armação bem pesada. Nó século seguinte, buscando pela leveza, a França inovou o design tornando a armação mais leve e inserindo o apoio de nariz. Mas a idéia das hastes laterais só apareceu no séc. XVII. Na década de 60 as lentes de vidro foram substituídas pelas de acrílico e de policarbonato, deixando os óculos ainda mais leves e permitindo uma gama maior de cores.

Modelo de óculos de sol do século XIII


Óculos nos anos 60: modelos gatinho e wayfarer eram tendência

As lendas do Rock como Janis Joplin e John Lennon popularizaram os óculos redondo nos anos 70

Anos 80: os óculos wayfarer voltam à moda

Anos 90 e 2000: releituras dos óculos do passado são tendência com toques como lentes espelhadas ou degradê e armações coloridas



Nenhum comentário:

Postar um comentário