Óculos. Há quem ame usá-los e os use inclusive sem necessidade, apenas por uma questão de estilo. Porém, há também quem os deteste e evite ao máximo colocá-los no rosto. Seja qual for o caso, se você faz parte do grupo de pessoas que precisa de lentes corretoras para enxergar melhor, é interessante prestar atenção e pesquisar antes de mandar fazer o seu par.
Mesmo os adeptos das lentes de contato precisam fazer uso da boa e velha armação em alguns casos. Como esse é um acessório que fica justo no nosso rosto, e isso por si só já chama atenção, é legal que todo o processo de escolha seja feito com carinho e dedicação para que o uso seja o mais prazeroso possível.
Além da preocupação com a armação, que deve se adequar ao seu gosto pessoal e estilo além de serem confortáveis de se vestir, as lentes de seus óculos também devem receber toda a sua atenção. Isso porque sem elas, de nada adianta todo o resto.
Para garantir que seu dinheiro seja bem gasto e seus óculos sejam totalmente adequados as suas necessidades, continue a leitura.
Conhecendo as possibilidades.
As lentes de seus óculos podem ser feitas de inúmeros materiais. Costuma-se dividi-los em dois grandes grupos: o dos materiais inorgânicos, ou minerais, e o dos materiais orgânicos. Os primeiros correspondem as lentes feitas de vidro ou cristal, já os segundos abarcam uma gama maior de possibilidades, pois dizem respeito àquelas feitas de polímeros orgânicos, tal como o acrílico.
As lentes de vidro foram as primeiras a serem fabricadas e até hoje permanecem no mercado, apesar de menos democráticas que as lentes de acrílico. Dentre as vantagens que as lentes de vidro apresentam está a sua melhor adaptação às pessoas que tem ametropia grave. Isso porque o vidro permite a fabricação de lentes mais finas, o que é uma qualidade importante quando se trata do conforto. O vidro também é recomendado para lentes bifocais ou trifocais, pois apresentam menor dispersão que as lentes de acrílico.
Mas é claro que as lentes de vidro não apresentam apenas vantagens. O vidro apresenta uma densidade maior que a do plástico. O resultado disso é que ao compararmos essas duas lentes com o mesmo índice refrativo, observaremos o seguinte resultado: apesar das lentes de vidro serem mais finas que as de plástico, elas também são consideravelmente mais pesadas. Além disso, o vidro não é resistente a quedas sendo por isso desaconselhável para crianças e para a prática de esportes.
Lentes acrílicas: maior resistência.
Mais leves e confortáveis, as lentes acrílicas são recomendáveis para diversas pessoas. São lentes mais seguras que as de vidro, já que possuem maior resistência. Elas raramente lascam e atuam melhor diante de faíscas. Por isso elas costumam ser recomendadas para crianças, atletas e para os óculos de proteção em trabalhos que envolvam soldagem ou fogos de artifício. Outra vantagem do acrílico é que ele pode ser tingindo de diversas cores, por isso se torna a opção mais corriqueira para os óculos de sol. Porém essas são lentes que riscam com facilidade. Para amenizar essa característica pode-se aplicar um tratamento para endurecer as lentes.
Na hora de decidir qual material é o melhor para o seu óculos, leve em consideração como é o seu dia-a-dia e quais são suas necessidades. Experimente armações com lentes de ambos materiais para certificar-se de qual é mais confortável e recorde das informações que apresentamos aqui nesse texto. Boa sorte na escolha!
Via Eótica
é verdade que as lentes de acrilico retem muito mais calor que a de vidro e acaba "cozinhando" o olho?
ResponderExcluirSei que seu comentário e antigo, mas quem é que vai ficar olhando para o sol por horas?
Excluir