Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cor da lente de óculos de sol não tem relação com proteção dos olhos



Não é só a pele que sofre com as altas temperaturas e o tempo seco em um verão rigoroso. Nessas horas, além do protetor solar, os óculos escuros também devem entrar em cena.

Os raios ultravioleta são o principal vilão para a saúde dos olhos na estação mais quente do ano. Por isso é importante ter um óculos com fator de proteção contra os raios UVA/UVB na lente. Isso ajuda a evitar algumas doenças, além da evaporação da lágrima e o consequente ressecamento dos olhos.

Não há relação entre a cor das lentes dos óculos e a proteção. Elas (as lentes coloridas) podem interferir na qualidade e no conforto da visão, no brilho, no contraste, mas não na proteção ultravioleta.

Engana-se quem pensa que as lentes transparentes estão isentas dessa mesma preocupação. É errado pensar que lentes escuras protegem mais. Ao comprar os óculos, seja de grau ou não, deve-se solicitar ao ótico uma lente que tenha essa característica.

O tamanho também irá interferir na proteção. Quanto maior os óculos, mais proteção eles vão dar, porque os raios também incidem pelas partes superior, lateral e inferior. Só os óculos não são suficientes, e também é indicado o uso de bonés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário