É o que sugere estudo publicado recentemente no The Journal of Neuroscience. Segundo a publicação, os exercícios físicos também ajudam os olhos, pois preservam a estrutura e a função das células nervosas da retina e pode ser capaz de retardar a progressão de doenças degenerativas da retina, e até mesmo adiar o desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira em idosos.
No estudo atual, os cientistas adestraram ratos para correr em uma esteira uma hora por dia, cinco dias por semana, durante duas semanas. Depois, os animais foram expostos à luz brilhante tóxico – um modelo comumente usado de degeneração da retina. Notaram-se então que os animais que foram exercitados perderam apenas metade do número de células fotorreceptoras, em comparação aos sedentários. Assim ficou confirmado que os exercícios físicos também ajudam os olhos.
A pesquisa é importante e pode ser um grande avanço. O estudo pode um dia levar a adoção de exercícios personalizados ou até mesmo terapias de combinação a tratamentos de doenças que causam cegueira, como a DMRI.
Hoje, 19 a 30% da população acima de 75 anos nos países industrializados são afetados, em alguma extensão, pela degeneração macular relacionada à idade. E como a população está envelhecendo cada vez mais, a prevalência da doença deve aumentar em números absolutos a nível mundial. Por isso é importante a prática de exercícios físicos sejam eles em qualquer idade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário