Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Alguns medicamentos podem prejudicar a visão




Dificilmente exista uma pessoa que nunca precisou tomar um remédio para aliviar uma dor ou mero incômodo. O que muitos não sabem é que algumas das substâncias prescritas por médicos podem influenciar na saúde ocular. Portanto, muita atenção aos possíveis desconfortos nos olhos após a ingestão de medicamentos. Vamos listar alguns rapidamente:




  • Pílula Anticoncepcional - existe a possibilidade de as pílulas ocasionares ressecamento dos olhos. É imprescindível que, uma vez constatado o problema, o ginecologista seja comunicado e haja uma troca da medicação;
  • Antibióticos - esses podem causar uma maior sensibilidade à luz, bem como ardência. Em situações mais crônicas, pode até levar a uma descoloração da córnea. O normal é que os sintomas mais levem cessem ao término do tratamento com os antibióticos. Mas vale lembrar que, haja qualquer alteração na saúde, é sempre muito importante o acompanhamento médico. Nada de optar por receitas caseiras ou reproduzir comportamento de amigos. O médico é quem pode, de fato, investigar e buscar solucionar aquela demanda;
  • Cortisona - comumente é usado para tratar infeções. É o tipo da substância que ao ser usada por tempo prolongado pode aumentar a pressão interna do olho e comprometer, posteriormente, o nervo óptico. A aceleração na formação da catarata também pode ocorrer.

Essas foram apenas algumas observações acerca de como medicamentos indicados para outros tratamentos podem ser danosos aos nossos olhos. Ao menor sinal de incômodo ou problema já instalado, não pense duas vezes; comunique ao seu oftalmologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário